terça-feira, 2 de novembro de 2010

Relacionamento aberto ou fechado?

Só para me divertir, comecei a fazer uma pequena lista das coisas que acho cafona. E entre ficar de mal com os ex-namorados, usar sandália plataforma, tomar cervejinha na beira da praia e viajar de excursão para o Nordeste, parei num ítem que me foi digno de reflexão. Espalhar aos quatros ventos que tem um relacionamento aberto. Aii...que cafona que é ficar falando isso. O mais engraçado é que o pessoal que faz uso desse discurso se acha ultra moderno. Assim, a Simone e o Sartre já viviam um relacionamento aberto em 1940, então vamos combinar que isso já está mais do que ultrapassado. O último grito é ser discreto, meu bem. Mantenha a discrição e estará sempre elegante e atual.

Mas o que é um relacionamento aberto, afinal? Aberto, o que? O que que fechou? O que é que está aberto? Alguém me explica.



Parece que existem inúmeras formas. Você pode ficar com quem quiser, mas eu quero saber de tudo. Ou: Você pode ficar com quem quiser desde que eu não saiba de nada. Essa é boa, né? A pessoa vive numa ilusão só para tentar ser moderninha.Você me fala com quem quer se relacionar e eu aprovo ou não. Esse é aberto pra quem mesmo?! Tem aquele que tem relacionamento aberto mas quase morre de ciúmes. Pra que abrir, então? Tranque todas as portas e seja feliz. Também tem os relacionamentos abertos só de um lado. Do outro lado, portas fechadas. Sim, isso existe, acredite. E ainda, tem a questão do quanto que a porta pode abrir. Só uma frestinha ou portas e janelas sempre escancaradas para arejar? Enfim, cada casal vai criando as suas regras em busca da felicidade.

Para mim a felicidade não está exatamente em um relacionamento aberto ou fechado mas sim no que está por baixo dele. As catedrais estão em pé há centenas de anos porque foram construídas sobre uma sólida estrutura. O tempo e as guerras passaram e elas continuam vivas, estáveis, seguras e majestosas. A paixão, o encanto, a companhia e o desejo são apenas os ornamentos de uma catedral - e eu adoro ornamentos - mas o que está por baixo, é o que realmente vai segurar e manter a estrutura em pé, e isso chama-se amizade.

Se houver amizade, tudo estará bem de verdade. A relação - seja ela aberta, fechada, entreaberta ou trancada com cadeado e senha de 9 dígitos - se manterá viva, estável, segura e majestosa. Com amizade, você pode abrir ou fechar um relacionamento. Pode trancar o coração do seu parceiro a 7 chaves ou escancarar as portas e janelas, que tudo continuará na santa paz de Deus. Simples assim. Só que não vá pensando que amizade é tipo amor a primeira vista. Amizade a primeira vista só existe nos filmes de cachorro da sessão da tarde. Ela deve ser construída a quatro mãos e isso leva algum tempo. E a pergunta que deve ficar é: será que entre eu e o meu namorado ou namorada existe amizade? De verdade? ... Ou será temos apenas os lindos e coloridos ornamentos?

18 comentários:

Giovani Priotto disse...

Linda, adorei o seu texto e escrevi lá no meu Blog.
www.washedtothesea.blogspot.com
bjbj

Juliana Toro disse...

Nossa, gostei muito! Perfeito este texto, =) beijinhos

Naiana Alberti disse...

adorei, compartilho das mesmas ideias. aberto ou fechado? prefiro portas que abrem e fecham, ao sabor do vento. qualquer rótulo empobrece a vida.

Mari Camardelli disse...

ana! o que a gente diz dps que vc disse absolutamente tudo? obrigada, de repente. obrigada, sempre.

Maicon disse...

Adorei, Flor !
Quero mais...
bjs

Eder disse...

Ana, você está cada vez melhor. Bj do seu admirador de carteirinha.

Júlia Schütz Veiga disse...

você me engrandece a cada instante. porque temos em nós amizade. e isso é para sempre. beijos.

Flávia Vasconcellos disse...

Flor Ana!
Eu, como a Nai, concordo com tudo!
Lindo texto!
Beijocas da Flavinha

Marcelo Mendonça disse...

Fantástico Aninha! Lindo, simples e maduro! beijos grandes

Unknown disse...

Parabéns pelo texto, adorei!

Um beijo!

Érica disse...

O importante é ser honesta(o) consigo mesmo, com seu companheiro(a), garantir que todos estão felizes e voluntariamente optando pela opção escolhida. QQ tipo de coação ou comportamento p/ agradar ao outro vai resultar em desastre. A vida é uma só e o importante é sair dela feliz.

Unknown disse...

Disse tudo com grande simplicidade e beleza para quem quer que esteja disposto a entender.

Eu e o Marco Carvalho também já escrevemos sobre esse tema.

E aqui: http://www.cracatoa.com.br/relacionamentos-abertos/

E o Marco aqui: http://swasthya.marcocarvalho.com/o-que-e-um-relacionamento-aberto/

Abraços!

Unknown disse...

Aliás, linkei-a ao final do meu post. Bjs.

danielcardoso disse...

Fantástico Aninha, por coincidência ontem fiz uma releitura do livro Alternativa de Relacionamento Afetivo, realmente é incrivel como o rotulo transforma as pessoas, para que rotular, viva um dia após o outro sem se preocupar com que os outros vão pensar

Beijinhos e saudades....

Manu Zaffari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manu Zaffari disse...

relacionando-se... Sempre assim. Com tudo e com todos. O que precisa acontecer são pessoas que queiram se relacinar bem. Abertos, fechados, entre abertos, escancarados...
Seja discreto! E seja feliz!
Com respeito e uma pitada de amor...
adoro ler-te.
beijokas e é incrivel e inspiradora a sua presença na minha vida.

Unknown disse...

Aninha!
Que deliciosa alegria eu tive ao ler o seu texto. Concordo com você, independentemente do relacionamento, é necessário ter amizade, carinho, respeito, amor e muito mais pelo companheiro(a) :)
Já te admirava, agora então... rs
Beijos no coração

Unknown disse...

Aninha, querida!
Eu postei o link deste texto no meu blog, espero que você não se importe.
Beijos