segunda-feira, 14 de novembro de 2011

mil coisas e ainda ter tempo para as oliveiras

1000 lugares que você precisa conhecer antes de morrer. 1000 livros que você precisa ler antes de morrer. 1000 filmes que você precisa assistir antes de morrer. Chatinho isso, né? Acho interessante e até gentil a ideia de apresentar 1000 coisas incríveis a serem feitas antes do nosso último suspiro, não fosse a enxurrada desses livros que estão espalhados por aí. Tudo o que é excessivo se torna chato, até love. Você entra na livraria e é bombardeado por títulos sensacionalistas. Não há como fugir, nem tente, pois algum deles estará lhe esperando na próxima sessão. Viagens, música, gastronomia, cinema, pintura, fotografia, romance e por aí vai, nada escapa.

Eu gostaria do Guia de Milano - digo eu. Este estamos em falta mas a senhora não gostaria deste aqui que tem 1000 lugares que a senhora pode conhecer antes de morrer?! Olha só, são 1000 lugares (sorrisão)!! Veja...as Ilhas Canárias, as Missões, Budapeste, o sul da França...a senhora já conhece o sul da França?! Hmm, não, é que o que eu queria mesmo era conhecer Milano. Conhecer mesmo, sabe, no sentido mais genuíno da palavra. Quero conhecer profundamente como a palma da minha mão. Obrigada. E também obrigada por me lembrar que posso morrer a qualquer instante.

Eu quero conhecer o mundo, meus pés e minha cabeça têm a forma de um leque mas também tenho a tendência de dedicar o meu tempo a me aprofundar nos lugares e nas pessoas que já conheço. Gosto de conhecer o mundo daquela cidade. O mundo daquela pessoa. O mundo daquele bairro. Conhecer mais. Frequentar. Repassar. Andar devagar. Dormir e amanhecer. Descobrir.  Redescobrir. Compartilhar.  Até chegar ao ponto de andar de olhos fechados por uma cidade ou pelo universo de uma pessoa - isso se chama confiança.

Revejo os filmes que amo. Frequento as pessoas que amo. Retorno aos lugares que amo. Releio os livros que amo. Vou ouvir a mesma música que adoro ainda 1000 vezes antes de morrer. E ainda preciso de tempo para conhecer a Grécia de cabo a rabo. Plantar oliveiras, vê-las crescer e comer as azeitonas. Reler mais duas vezes o Tempo e o Vento. Pintar 1000 quadros e fazer 1000 fotos de Marrocos antes de morrer!


Nenhum comentário: