sexta-feira, 2 de setembro de 2011

o mapa está de cabeça para baixo

Existe no mundo uma pessoa que consegue ser mais desnorteada do que eu. E ela é minha amiga, veja só que coincidência. E que perigo. Corajosas que somos, saímos pelo mundo afora juntas, sem noção da nossa falta de noção. A falta de senso de direção dela somada a minha cabeça de algodão doce já nos levou a lugares incríveis. Percorremos cinco países caminhando sempre na direção contrária. Quando era para o sul, íamos para o norte. Se era para a direita, pode saber que nós saíamos caminhando para a esquerda. E a conclusão era sempre a mesma: o mapa está de cabeça para baixo! Subimos um monte de mais de 250 metros de altura, a pé, uma hora de subida, exaustão total, para tomar um banho turco. É claro que as termas do Hotel Gellèrt ficavam lá embaixo. É claro. Lá em cima do monte não tinha nada, só eu e ela. Mas não tem problema, descemos tudo de novo, já estamos acostumadas mesmo. Entramos no Gellèrt, pagamos o ingresso e lá fomos nós para o tão sonhado banho turco. Vai pra esquerda, vai pra direita, volta, passa dez vezes pelo mesmo lugar. Caminhando em círculos? Não, nós nunca conseguimos encontrar a piscina. Nunca.


E por aí vai. E por aí fomos. Bom que por essas e outras acabamos conhecendo lugares inusitados como a periferia de Budapeste, um lugar que nós jamais teríamos conhecido se não tivéssemos pego o metrô na direção errada. Mas...não queira conhecer.

Lembrei dessas histórias porque nesta semana fomos ao cinema assistir Esses amores, um dos melhores filmes que ví nos últimos tempos. Bem que eu achei estranho o público que entrava na sessão. Pessoas com nenhuma cara de quem gosta de ver um filme francês dirigido por Claude Lelouch. Uma gurizada com toca de lã na cabeça, agarrada em combos de pipoca. Sessão lotada. Estranho, muito estranho essa gente toda aqui, pensei. Eis que inicia o filme e macacos começam a correr de um lado pro outro na tela do cinema. Socorro, macacos me mordam. Planeta dos macacos. Filme errado. É claro que a nossa sala era a da direita e nós entramos na sala da esquerda. Aproveitamos a deixa da correria dos macacos e também saímos correndo. Eu já estava com saudade disso. É bom andar no contra fluxo. É bom conhecer lugares inusitados. É bom passar dez vezes pelo mesmo lugar. É bom sair do lugar comum. Virar o mapa de cabeça pra baixo. Nada disso é pecado. Pecado mesmo é quem vai ao cinema para assistir o Planeta dos macacos. Atire a primeira pedra.

Um comentário:

Carlos Cardoso disse...

Ui.... acabo de receber uma pedrada bem aqui na cabeça que fez um galo imenso... Inda recebi outra vinda sei-lá-de-onde que me atingiu bem no cucuruto, esta porque ontem também fui assistir o Lanterna Verde.... Inda bem que o Cucuca não estava junto, senão teria sido apedrejado também, o Cuquinha...