sábado, 5 de fevereiro de 2011

A moda nas passarelas da vida



Acabo de comprar uns óculos Ray-Ban totalmente 80th's. Florido. Estou me  sentindo super no ano de 1987. Tiro meus óculos e vejo que já estou em 2011. Tudo bem, o importante é que estou na moda. Essa moda que vai e vem, leva e traz, pinta e borda. Adoro. E quem não adora?

As comidas também têm lá suas tendências. Na década passada o tomate seco casou com a rúcula e os dois, juntos, entraram na moda. Era pizza de tomate seco com rúcula. Salada de tomate seco com rúcula. Massa de tomate seco com rúcula. Overdose de tomate seco com rúcula. Inferno. E eu pensando, será que esse casal não vai se separar nunca mais? Teve também o brownie com sorvete que foi massacrado pelo petit gateau com sorvete. A moda passou e a onda agora é pedir o copinho do dia.

Mas falava sobre os meus óculos... assim como eles, outras coisas ressurgem do passado, com a mesma cara, como se nada tivesse acontecido. É o caso da calça boca de sino, da saia balonê e do Jorge Ben Jor.
 
Felizmente, têm algumas modas que não passam. Existem coisas e pessoas que não vieram de passagem, vieram para ficar. É o caso da calça jeans, do arroz com feijão, da camiseta branca e do Oscar Niemayer. Kelly Key já teve o seu momento. Maria Bethânia sempre terá. Coca-cola com gelo e limão já está na moda faz alguns anos. Mas a coca-cola em si, pura, essa sim, atravessa gerações e gerações. Teve a onda dos hippies, dos punks, dos grunges e agora, dos emos. Mas me parece que ser discreto nunca saiu de moda. Camisa de veludo molhado já apareceu nas passarelas do Fashion Week. Camisa de seda sempre aparecerá. É o Tchan foi uma febre. E como toda febre, uma hora passa. Vinícius de Moraes não passa, permanece. O cabelo arrepiado já foi o grito da moda e hoje é o grito da dor. Mas o chanel continua fazendo a cabeça das mulheres. Angelina Jolie foi eleita a mulher mais sexy do mundo por dois anos consecutivos. Mas Marylin Monroe será sempre referência de glamour. Usar vestidão a la Daniela Mercury foi moderno e hoje é cafona (ouví dizer que está voltado, socorro). Vestir um pretinho básico é elegante até os dias de hoje. Paulo Coelho já esteve no auge. Machado de Assis e Fernando Pessoa sempre estarão. Os quadros do Romero Britto estão fazendo o maior sucesso. Leonardo da Vinci é eterno. Restart está na moda desde o ano passado. Mozart está na moda há mais de 200 anos.

2 comentários:

Manoela Py Sostruznik disse...

Quanta clareza!

...

e mesmo com os óculos 'novos-floridos' e escuros!!

:)

Naiana Alberti disse...

a moda molda...o que importa é estarmos cientes disso e curtir as coisas legais que pintam, bordam e, sem a gente perceber, desaparecem do nosso campo de visão. e viva os óculos floridosssss by Ana Florida.