segunda-feira, 3 de maio de 2010

Homenagem à fadinha dançarina



Normalmente, as coisas recebem o nome que merecem. Castanha tem cara de castanha mesmo. O termo castanha me faz lembrar das coisas, dos cheiros, das formas e cores da terra. O sol também foi feliz com o nome que lhe deram, a palavra em si, já é redonda e amarela - para mim cada palavra tem sua cor, assim como cada pessoa tem o seu tom de pele característico. Imagine só se o sol se chamasse agulha? E se agulha se chamasse algodão? Pausa para refletir. Tiveram sorte com o nome que receberam também, as palavras: pitanga, fantasia, marmelo, dentista, gonorréia, quadrilátero, colorido, harmonia e guirlanda.

Infelizmente, nem todos os termos da língua portuguesa tiveram a mesma sorte que a castanha e a pitanga. A linda palavra sífilis, é uma destas palavras castigadas a passar a vida inteira sendo associadas a algo que não está a altura de sua melodia e escrita tão harmoniosas. É tão bela e refinada quanto as palavras íris, rosácea, pérola, bailarina e anis. Sífilis é sutil, feminina e agradável aos ouvidos. Seu lugar de mérito seria nas letras de música, acompanhadas ao som de violino. A palavra sífilis veio ao mundo para preencher os versos das mais lindas poesias e não para estar nos livros de medicina e nas bulas de remédio. Seu nome deveria ter sido pronunciado nas rodas de artistas, poetas e pintores renascentistas mas jamais nos postos de saúde e farmácias.

Mário Quintana também gostava de brincar com as palavras, para ele, o mormaço era um velho que vinha pegar as crianças; e o sereno, era na verdade o Seu Sereno, o vigia da noite. Já para mim, nos contos infantis, Sífilis é o nome da fadinha dançarina. Ela possui uma varinha de condão que ao tocar a cabeça das pessoas faz plim, espargindo seu pozinho cintilante e transmitindo alegria.

3 comentários:

Naiana Alberti disse...

Annna! Demais né. Amei. Mas, amiga, vou dizer que a sífilis estava sim na boca dos artistas, poetas e pintores renascentistas...pausa para refletir. enfim, adorei o texto, as imagens e as palavras. pena mesmo, mas juro que vou tentar pensar numa fada toda vez que essa palavra for dita.ah, beijo também é uma palavra feliz...beijos.

Ana Flores disse...

ahahhah, siiim, sífilis estava mesmo na boca dos artistas renascentistas...ficou engraçado isso rsrsrsss.

Júlia Schütz Veiga disse...

que lindo! te falei que as suas palavras preenchiam nosso dia de alegria.