Acordei com Clarice Linspector na cama.
Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim à outra molécula e nasceu a vida.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Ser
Ouve estas rãs? Tudo aquilo que fazemos tem tanto sentido e tanta ordem quanto seu coaxar, aquele saltar da água para a margem e da margem para a água...
Terminei de ler - finalmente - O cavaleiro inexistente, do Italo Calvino. Ao virar a última página fica a sensação de apenas ser, e nada mais. Ou ainda de simplesmente não ser a maioria das coisas que julgamos que somos.
Terminei de ler - finalmente - O cavaleiro inexistente, do Italo Calvino. Ao virar a última página fica a sensação de apenas ser, e nada mais. Ou ainda de simplesmente não ser a maioria das coisas que julgamos que somos.
Diálogos
caminhe pelas calçadas. amo namorar os desenhos das calçadas. passeie lentamente. talvez sem rumo.
domingo, 20 de dezembro de 2009
O prazer pela arte e pela história
Ontem tive o prazer de rever Santiago, filme de João Moreira Salles. Santiago conhecia profundamente as dinastias e aristocracias de todo o mundo. Passou a vida estudando sobre as famílias e pessoas que definiram o curso da nossa história. E escreveu sobre elas com tamanha intimidade.
Me identifiquei demais com este homem em algumas coisas. Assim como eu, Santiago foi um incansável estudioso da família Medici, a qual ele refere-se emocionado como os adoráveis Medicis di Firenze. Essa é a nossa família preferida. Também compartilhamos do mesmo pavor e desprezo pela família Pazzi. Do amor e respeito à Bach e Cimabue. Da adoração às flores e ao estudo das línguas. E o mais incrível, Santiago se referia à Casa da Gavea - casa da família Moreira Salles onde trabalhava como mordomo - como sendo o Palazzo Pitti. Para quem não sabe, o Palazzo Pitti é um dos lugares que mais amo estar. Na primeira vez que estive lá, senti como se estivesse voltando para casa.
Santiago vestia fraque para ouvir Beethoven, simplesmente porque é Beethoven, dizia. Nas paredes, a companhia das madonnas de Rafaelo Sanzio, Gentile da Fabriano e Michelangelo. Para ele, os lutadores de boxe eram gladiadores romanos. Falava e escrevia latim com a mais linda naturalidade. Definitivamente foi um homem que viveu na época e no lugar errado.
Um filme para as pessoas que valorizam a estética, para quem tem a arte como algo sagrado e para quem sente um imenso prazer em conhecer a história da humanidade. Um filme para poucos.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
De Lulu pra Lulu
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
domingo, 13 de dezembro de 2009
sábado, 12 de dezembro de 2009
Cores, cores
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Por que não está pintado?
"Por que não está pintando? Para mim, esta cena é inacreditável. Uma cena que parece uma pintura não faz uma pintura. Olhando com atenção, verá que toda natureza tem sua beleza e, quando há esta beleza natural, eu simplesmente me perco nela. Então como num sonho, a cena se pinta sozinha para mim. Sim, eu consumo este cenário natural. Devoro-o completamente dentro de mim. Mas é tão difícil segurá-lo aqui dentro. Eu trabalho, me esfalfo, arremeto feito locomotiva! Preciso me apressar o tempo está acabando, tão pouco tempo me resta para pintar..."
Vincent Van Gogh no filme Sonhos de Akira Kurosawa
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
domingo, 6 de dezembro de 2009
sábado, 5 de dezembro de 2009
Toc toc toc
É a Quinta sinfonia de Beethoven! Pense na música como o destino batendo à sua porta!
É uma fala do último filme do Woody Allen, Whatever works. Estou assistindo em casa. E de trilha sonora, sabe o que tem? Desafinado, Tom Jobim.
É uma fala do último filme do Woody Allen, Whatever works. Estou assistindo em casa. E de trilha sonora, sabe o que tem? Desafinado, Tom Jobim.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Um dia assim
a vida de cada um
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Leve
abre a janela e deixa a chuva entrar. há tanto para ser lavado. e tantas coisas para serem levadas. deixa que leve. que o tempo vai virar de novo. abre a janela e deixa o amor entrar. há tanto para ser amado. todas as coisas podem ser amadas. deixa ser leve. que o tempo vai virar de novo.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)