segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Um cérebro congelado como um cubo de gelo


Sou louca pelo mil folhas de doce de leite do Press Café. Louca! E estou levando todo mundo nessa onda. Antes, minhas amigas dividiam um mil folhas. Como assim, dividir um mil folhas?! Nunca entendi muito bem isso. Hoje em dia, cada uma já pede o seu próprio mil folhas. Muito bem, comendo e aprendendo. Sábado a tarde, e lá estávamos nós para um café, docinho e filosofar sobre a vida. Minha amiga foi ao toilette e eu fiquei na mesa fazendo nosso clássico pedido.

Para a senhorita?

Dois cafés, dois mil folhas de doce de leite e um guaraná.

Esperei até me certificar de que o garçon havia terminado de escrever a palavra guaraná e dei prosseguimento.

Por favor, são dois copos. Os dois com laranja. Gostaria de gelo em apenas um copo.

Prefiro mastigar vidro a ter que beber algo com gelo, então repeti o pedido com o intuito de ajudar o cérebro do garçon a registrar a informação. Me esmerei em usar as mesmas palavras para não ter perigo de confundi-lo.

São dois copos. Os dois com laranja. Gostaria de gelo em apenas um copo, ok?

Nesse momento confesso que me arrependi de ter inserido o ok no final da frase...vá que ele me respondesse: Não, não está ok, não. Você deve tomar é com gelo. Observei que o garçon estava anotando o que eu dizia e pensei hmm... que será que ele deve estar escrevendo? Logo veio a resposta:

Então a laranja é só no copo com gelo, é isso?

Nãão! Eu nunca falei isso! - pensei. Agora só tem direito a laranja quem pedir copo com gelo? É isso que eles estão tentando fazer comigo?! Respirei fundo, recostei no encosto da cadeira, olhei bem no fundo dos olhos do garçon e de forma gentil e pausada, repeti meu pedido:

São dois copos. Os dois com laranja. Gostaria de gelo em apenas um copo. Anotou? Gelo em apenas um copo. Em a-pe-nas um co-po, por favor.

Me senti um pouco constrangida por ter-me feito um tanto repetitiva. Mas parece que o simpático garçon não se incomodou com isso; ele continuava anotando minhas palavras e quando terminou, disse-me com o olhar: Tudo perfeito! Em dois minutos, seu pedido já estará na mesa! Sorriu e saiu para cumprir a sua missão.

Nesse meio tempo minha amiga retorna a mesa. Contei a ela meu diálogo com o garçon e como já é de costume demos muita risada pois eles nunca conseguem acertar essa história do gelo comigo. É sempre uma piada.

Em menos de cinco minutos o garçon já estava de volta com a nossa bebida. Adoro quando eles são rápidos. Pensei: Esse aí vai acertar! Então, gentilmente, ele colocou sobre a mesa uma latinha de guaraná e um copo com laranja. Virou-se e saiu...

Pausa para reflexão: em que setor do cérebro dele será que foi parar o outro copo?

(Bom, poderia ter sido pior, pelo menos o único copo que ele conseguiu trazer não veio com gelo...ufa!)


4 comentários:

Jandora Poli disse...

Neste caso: será que sempre não falamos o que pensamos? Ou será que eles é que sempre filtram o que escutam? :) não sei.. mas adorei a "pausa para a reflexão" muito boa!!!

Naiana Alberti disse...

E quando ele perguntou se precisávamos de mais alguma coisa, bem que eu pensei...mas falei depois que ele saiu (ainda resta algum filtro em mim): sim, dois homens lindos prontos para sentar nessa mesa.rsrsrsr.

Jandora Poli disse...

Humm... o que será deste pedido que ele filtraria? rsrsrs... Enfim, que tarde gostosa esta a de vocês... amigas, cafés, mil folhas e muitas risadas!!!

Ana Flores disse...

filtros, filtros, as vezes eles passam longe de mim.